Termos da Moderação do Discord
Moderadores existem para garantir o bom funcionamento e convívio dentro do servidor de Discord, que tem um papel central na organização e execução das atividades do UGD. Para isso, eles precisam de autonomia para gerenciar as permissões e canais, e também prevenir ou reparar ações que lesem a comunidade do UGD. Porém, moderadores são pessoas e também podem errar, então é preciso formas de cobrar a moderação por seus erros.
Dessa forma, esses termos existem para definir três coisas:
- Qual o escopo de atividade da moderação
- Quais as responsabilidade da moderação perante o resto do UGD
- Qual o procedimento para se tornar ou deixar de ser moderador
Resumo informal
Moderadores são voluntários que fazem cumprir as regras do servidor. Isso inclui eles mesmos, mas em caso extremos é possível que o UGD decida como um todo punir um moderador. Eles também coordenam a organização geral do servidor, podendo delegar tarefas para pessoas com cargo de staff. Para ser moderador, a pessoa tem que ou já ter sido moderadora (incluindo antes desses termos entrarem em vigor) ou ter passado um mínimo de tempo em cargo de staff. Os Termos deixam bastante coisa em aberto mas encarregam os moderadores de redigirem e manterem Diretrizes de Moderação que detalham as tarefas, critérios e métodos de decisão internos à moderação.
Termos formais
1. Sobre os termos no geral
1.1 Vigência. Estes Termos entrarão em vigor imediatamente após a primeira reunião de retrospectiva, prospectiva ou integração com quórum mínimo de 5 pessoas em que forem aprovados por maioria simples
1.2 Contestação. Uma vez vigente, caso a comunidade do UGD ache que esses termos sejam de alguma forma insuficientes, incluindo, notavelmente, garantir que moderadores os sigam, é possível ALTERAR os termos ou DESTITUIR pontualmente moderadores via decisão representativa da comunidade. Para isso, a proposta deve ser levada para uma reunião e aprovada com maioria simples seguindo as seguintes condições:
- Quórum mínimo de 5 pessoas
- Maioria simples de não-moderadores
- Pelo menos 2 moderadores presentes
1.3 Concessão de autoridade. Esses termos concedem aos moderadores autonomia e autoridade para gerir o servidor, incluindo seus canais, mensagens e usuários, contanto que dentro das restrições descritas nestes Termos. Mais especificamente, esses termos concedem aos moderadores permissão para:
- Apagar mensagens
- Banir pessoas
- Alterar cargos, canais e permissões
- Instituir novos moderadores
- Silenciar ("castigar") pessoas
- Entrar em contato com pessoas por meio de mensagens privadas para esclarecer regras e punições
- Destituir outros moderadores
2. Deveres da moderação
2.1 Fazer valer as regras. Isso inclui mas não se limita a reparar ações que infringem as regras (ex: apagar mensagens inapropriadas) e prevenir reincidências (ex: silenciar ou banir infratores).
- IMPORTANTE: as regras também se aplicam aos próprios moderadores, mas a forma como o Discord funciona impede alguns mecanismos de prevenção de agirem sobre moderadores. Dessa forma, as únicas prevenções possíveis fora reprimendas são destituir moderadores temporariamente ou permanentemente, a ser decidido pelos demais moderadores.
2.2 Diretrizes de Moderação. Como estes Termos deixam várias questões em aberto, é responsabilidade dos moderadores decidirem entre si como executar suas diversas tarefas em mais detalhes. Essa lista de instruções de como exercer ações de moderação constituem as Diretrizes de Moderação. A moderação tem autonomia para estabelecer as Diretrizes que lhes forem mais convenientes, contanto que elas sigam estes Termos e as regras do servidor.
- No momento em que estes Termos entram em vigor, não há nenhuma Diretriz. Será responsabilidade da equipe de moderação que se formar redigir uma versão inicial das Diretrizes o quanto antes.
- As Diretrizes devem ser publicamente documentadas na wiki do UGD
- As Diretrizes devem incluir, no mínimo, o processo formal para inclusão de novos moderadores, as convenções a seguir na criação de canais e cargos, e as convenções a seguir na atribuição de permissões no servidor.
2.3 Cuidar dos cargos de staff. Staff é uma categoria de cargos que exigem permissões acima do normal para participantes para que esses possam atuar nos projetos do UGD sem depender constantemente da moderação para coisas como criar canais, dar cargos menores, fixar mensagens, etc.
- Cargos de staff devem sempre ter só as permissões mais específicas para a tarefa que lhes corresponde
- Cargos de staff podem ser concedidos a qualquer um que se voluntariar
2.4 Instituir novos moderadores. A equipe de moderação é responsável pela inclusão de novos moderadores. O mínimo para um membro do UGD estar apto a ser moderador é:
- Ter se voluntariado para o cargo de moderador
- Concordar em seguir estes Termos
- Ter experiência prévia em cargo de staff de pelo menos 3 meses (ou mais, a critério das Diretrizes) OU já ter sido moderador antes destes Termos entrarem em vigor
2.5 Infrações urgentes. A equipe de moderação deve agir diretamente e imediatamente no caso de ocorrências graves, que serão identificadas aqui como "infrações urgentes". Infrações urgentes devem ser (1) documentadas, (2) remediadas se possível e (3) punidas instantaneamente. Isso pode envolver remoção das mensagens e banimento de usuários. Infrações urgentes são:
- Envio de conteúdo NSFW (Not Safe For Work) sem marcação de spoiler e fora de canais apropriados
- Ataques a minorias ou discurso de ódio
- Spam, usando sua própria conta ou um bot
3. Sobre o dono do servidor
3.1 Identidade. Existe, devido ao funcionamento do Discord, uma pessoa que é a dona do servidor e portanto tem o maior nível de autoridade. No momento, a pessoa dona do servidor é o @kazuo256.
- O dono do servidor é a única exceção que pertence à equipe de moderação de forma tecnicamente involuntária.
3.2 Sujeito a moderação. Independente da autoridade adicional conferida pelo sistema do Discord, o dono do servidor deve seguir as regras, estes Termos e as Diretrizes, estando sujeito à punição como qualquer outro moderador.
3.3 Seleção. A pessoa dona do servidor é decidida com base em uma relação de confiança, sem processos seletivos ou requisições.
No Comments